Translate

domingo, 27 de julho de 2014

Quer parar de fumar? Podemos te ajudar!

No mês de julho aconteceu o 76º Treinamento: Abordagem Intensiva do Fumante para Cessação do Tabagismo. Foi um ótimo aprendizado!


O grupo de tabagismo na Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello acontece às quartas. Procure seu agente de saúde e informe-se.
.........................................................................
Tabagismo no mundo
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte evitável no mundo. O total de mortes devido ao uso do tabaco corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.
A nicotina
A nicotina é absorvida pelos pulmões e mucosa oral, passando para corrente sanguínea e chegando ao cérebro em no máximo nove segundos. No cérebro, ela age como estimulante, ou seja, fazendo com que funcione de forma mais acelerada.
Ela causa dependência de três formas diferentes: física (responsável por sintomas como nervosismo, distúrbios do sono, depressão e até convulsões), psicológica (responsável pela sensação de ter o cigarro como apoio: momentos de estresse, solidão, perda de uma pessoa querida) e condicionamento (associações habituais com o ato de fumar: tomar café, dirigir, trabalhar, consumir bebidas alcoólicas).
Fora a nicotina, já foram identificadas mais de 4.700 substâncias diferentes na composição do cigarro. Entre elas: acetona (removedor de esmalte), amônia (desinfetante para pisos e privadas), terebintina (diluente para tinta a óleo), naftalina (mata-baratas), formol (conservante de cadáver), fósforo P4/P6 (usado em venenos de ratos), monóxido de carbono presente na fumaça do cigarro (o mesmo que sai do escapamento dos carros) e alcatrão (causador de câncer na boca, garganta, pulmão).
Efeitos do cigarro no organismo
Envelhecimento precoce, derrame cerebral (AVC), catarata, cegueira, mau hálito, infarto do coração, enfisema pulmonar, bronquite, impotência sexual em homens, menopausa precoce em mulheres, gastrite, osteoporose, câncer de garganta, de boca e de pulmão.
O tabagismo representa o maior fator evitável de câncer. Ele é responsável por 30% das mortes por câncer em geral e 90% das mortes por câncer de pulmão.
Na gravidez, o tabagismo pode causar descolamento prematuro de placenta, aborto precoce, bebês com baixo peso, defeitos congênitos a atraso no desenvolvimento mental nos bebês.

O que se deve saber para parar de fumar
A vontade forte de fumar (chamada fissura) dura cerca de cinco minutos. Se você sentir isto, beba um copo de água gelada vagarosamente, masque um chiclete sem açúcar ou coma uma fruta. Após este tempo, a cessação passará.
Evite as associações habituais com o ato de fumar: tomar café, dirigir, consumir bebidas alcoólicas.
Se você deseja parar de fumar, principalmente se já tentou parar sozinho e não conseguiu, você pode encontrar ajuda nos CAPS AD (Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas). O Ministério da Saúde está expandindo a rede de apoio aos pacientes tabagistas para os postos de saúde. Informe-se se o posto perto da sua casa realiza o tratamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário