Translate

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Mês de setembro – combate ao diabetes!

No mês de setembro, declaramos guerra ao diabetes. E entre nossas ações, resolvemos realizar, excepcionalmente, dois “Cafés Reflexivos”.



O primeiro, realizado no dia 5, contou com a presença do médico de família, José, abordando o diabetes de maneira geral, e também com as nutricionistas Carolina e Nicole, que com uma dinâmica super clara e interessante, demonstraram a quantidade de açúcar de cada alimento.





Segundo o site da Sociedade Brasileira de Diabetes, “os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose, que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue, o que chamamos de HIPERGLICEMIA. Diabetes é a elevação da Glicose no sangue: HIPERGLICEMIA.” (Fonte: http://www.diabetes.org.br/o-que-e-diabetes)










O educador físico Erickson ressaltou que o diabetes pode acometer o sistema circulatório, sendo a atividade física indicada como forma de prevenção e manutenção para o bom funcionamento do mesmo.


Participaram, dando suporte à ação, os profissionais do NASF (Bernardo, Jurema e Fernanda), os agentes de saúde, e os residentes da ENSP-Fiocruz, dando informações sobre os cuidados que o diabético deve ter não só com os pés, mas também com as mãos. 







No dia 19, aconteceu o segundo Café Reflexivo do mês, dando continuidade ao tema.


Inicialmente, tivemos uma valiosa participação da Farmácia. A farmacêutica Loise falou sobre interações medicamentosas, ações dos remédios, efeitos colaterais, interação medicamento-alimento e ainda tirou dúvidas sobre a doença.



Nossos parceiros da saúde bucal, sempre presentes, exaltaram a importância dos cuidados com a higiene dental, não só para os diabéticos, como para a população de maneira geral. O dentista Felipe falou sobre os problemas que estão relacionados diretamente à doença, e tirou dúvidas referentes aos cuidados redobrados que o portador de diabetes deve ter. Em seguida, a técnica em saúde bucal, Niedja, demonstrou como realizar a escovação de maneira correta, e também tirou dúvidas sobre a influência da alimentação sobre a incidência de cáries. O controle do diabetes é importante para qualquer tratamento dentário, especialmente os cirúrgicos, uma vez que não controlada, existe o risco de hemorragia durante o procedimento.







Nosso próximo Café Reflexivo está marcado para o dia 3 de outubro, e terá como tema: “Um outro olhar sobre o envelhecimento”. Aguardamos vocês!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário